sexta-feira, 8 de novembro de 2013

[RESENHA] A última Música



Título Original: The last song

Autor: Nicholas Sparks

Editora: Novo Conceito  

Páginas: 400 

Gênero: Romance 
 
ISBN: 9788563219077




Informações: Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virada de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciaram e seu pai decide ir morar na praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor para os filhos passarem as férias de verão com ele na Carolina do Norte. O pai de Ronnie, ex-pianista, vive uma vida tranquila na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação dele e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar. É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo-se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade – e dor – jamais sentida. Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão – o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão – A ÚLTIMA MÚSICA demonstra, como só Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras que o amor é capaz de partir e curar seu coração.

Ok, já preciso confessar, sou Nicholas Sparks futebol clube. Não somente pelas histórias incríveis que ele escreve e que nos despertam qualquer tipo de sentimento, mas também pela pessoa simples e querida que ele aparenta ser.
A Última Música foi o segundo livro que li dele. Confesso que não gosto muito desse tipo de narrativa em que os personagens se alternam a cada capítulo para contar o livro (sim, o livro é assim) porque no meu caso eu acabo perdendo um pouco o ritmo da leitura, principalmente porque neste livro troca a toda hora.
Mas não estou dizendo que não gostei do livro, na verdade depois de ler nem consigo imaginar ele sendo escrito de outra maneira, a história na minha opinião é linda. 

Marcadores do livro, do Brasil e de Portugal.

Ronnie é uma garota de 17 anos que decidiu viver de mal com o mundo, uma típica rebelde que não tem uma boa relação com os pais - principalmente com o pai - e que parece estar vivendo bem assim.
Só que quando ela vai passar o verão com o pai junto com seu irmão, ela conhece Will, um garoto bonito e popular que também tem os seus dramas. E é na missão de salvar um ninho de tartarugas que os dois começam a se apaixonar.
"Ela havia se tornado parte de sua vida - e, de varias maneiras, era a melhor parte."
Acontece que neste verão Ronnie acaba deixando seu disfarce e as mágoas de lado e se tornando a pessoa boa que sempre foi, o que possibilita a ela amadurecer e retomar uma linda amizade com seu pai e a relação com a música que os dois tem em comum.
Sei que este livro diverge muitas opiniões e que alguns os acham bobinho - e pasmem! - até chato, mas no meu caso consigo ver muito bem o drama da culpa e depois o perdão, muitas lições que a vida ensina a todos nós.
O livro também virou filme - como de costume nada comparado ao livro - mas ainda assim um lindo filme.

E este livro merece:

Beijos e até a próxima!

Pri

8 comentários:

  1. Olá! Li seu recado no Skoob e vim conferir seu blog. Primeiramente, quero parabenizar seu trabalho, está muito legal!

    Falando sobre a resenha... Eu não sou muito fã do Nicholas, só gostei de três livros dele: "Um Amor Para Recordar", "Querido John" e... "A Última Música"!
    Embora o romance seja bem adolescente, Sparks aborda alguns temas que eu prezo muito e acabou ganhando meu apreço quanto ao livro, hahaha. Uma das frases que mais gosto é: "A vida é um piano. Teclas brancas representam a felicidade e as pretas a angústia. Com o passar do tempo você percebe que as teclas pretas também fazem música."

    Beijo, Miguel. Parágrafos e Capítulos.

    ResponderExcluir
  2. Já li esse livro. E eu gosto mto dos livros do nicholas mesmo mta gente não gostando rs. Tenho a coleção. E esse livro é um que me emocionou bastante... uma lição de amor. E toda vez q vejo o filme eu choro... Não tem como não chorar rs... bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu ameeeei esse livro!!
    Só li 7 até agora do Tio Nick, mas me apaixonei por esse, por ele ser tãooooo real, e principalmente, doloroso!
    Claro, que é lindo de ver o amadurecimento da Ronnie, mas sabe, aquele comportamento dela com o pai, me fez refleti, como somos muitas vezes duros com os outros e com nós mesmo.
    O quanto isso interfere em nossa vida. E pode não ver volta.
    Amei. É para ser lido, refletido e relido!!!
    Bjãooo
    Ana
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Assisti ao filme e gostei muito, está na minha lista de próximas leituras ^^
    Adorei a resenha me deu mais vontade de ler o livro!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu ganhei esse livro faz um tempinho já e não li ele, eu gosto de narrativa alternada, acho interessante, dependendo do autor, claro. Mas fiquei mais interessada em ler ele. Muito bom seu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. oi!! Recebi seu recado no Skoob e passei pra dar uma olhadinha (e participar do concurso dos 400 inscritos... to aqui na espectativa) A última música foi um dos primeiros livros que li do Nicholas, gostei bastante, e vc caprichou na resenha... <3

    ResponderExcluir
  7. To louca pra ler esse livro, me parece muito bom...

    ResponderExcluir
  8. Maria Fernanda : Já li esse livro, adorei e fiquei triste pelo pai dela. O filme é uma decepção.

    ResponderExcluir