terça-feira, 26 de novembro de 2013

[RESENHA] A vez da minha vida



Título Original: The Time of my Life 

Autora: Cecelia Ahern 

Editora: Novo Conceito  

Páginas: 384 

Gênero: Romance  

ISBN: 9788581630120




E SE VOCÊ TIVESSE A CHANCE DE MUDAR A SUA VIDA?

Informações: Certo dia, quando Lucy Silchester volta do trabalho, há um envelope de ouro no tapete. E um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida. Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família. Mas a vida de Lucy não é o que parece. Algumas das escolhas que fez — e histórias que contou — também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, suas meias-verdades são reveladas totalmente — a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa. Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida — e ela terá de cumpri-lo.

Quantas pessoas realmente agarram a chance de mudar sua vida? E quando que a gente sabe que é preciso mudar?
Esse livro ficou muito tempo na minha estante, esperando por ser lido, até que esse mês decidi por ele. Mesmo não sabendo realmente o que continha nele, sabia que seria complexo pra mim, mas ainda assim optei por ele e fico feliz por tê-lo feito.
O livro é um romance diferente, um romance entre Lucy e sua própria vida, que tem estado de lado por muito tempo, uma vida ignorada, varrida pra debaixo do tapete através de fingimentos de que "está tudo bem".
Acontece que não está e a vida de Lucy sabe disso, por isso começa a insistir com Lucy para encontrá-la e enfrentá-la.
"A Vida. Ora, era óbvio.
Minha vida precisava de mim. Ela estava passando por um momento difícil e eu não estava prestando atenção suficiente nela. Tinha tirado os olhos da bola, me ocupei com outras coisas: vida de amigos, questões de trabalho, meu carro se deteriorando e sempre quebrando, esse tipo de coisa. Havia completa e totalmente ignorado minha vida. E agora ela tinha escrito para mim, me convocando, e havia apenas uma coisa a fazer. Tinha que me encontrar com ela, cara a cara."
E assim tudo vai acontecendo, Lucy começa a enxergar quantas coisas foi deixando passar e a vida passando junto. Nós nunca fazemos isso? Eu sei que faço.  Achei a história do livro tão linda, tão reveladora.
Admito que achei a Lucy um pouco chata às vezes em decorrência de sua teimosia, mas quando estamos em negação, acho que também devemos ser desse jeito.
"Lembre-se de que a felicidade é uma forma de viajar, não um destino."
Lucy estava em negação desde que foi abandonada pelo namorado, agarrada a esse fato foi deixando o tempo passar e coisas importantes foram passando junto com ele. Quando sua vida decidiu reclamar, Lucy tentou hesitar, mas depois de alguns acontecimentos percebeu o quão importante a vida é e o quão frágil ela pode ser.
"Enquanto você está por aí, sua vida também está. Assim como você derrama amor, carinho e atenção sobre seu marido, sua esposa, seus pais, filhos e amigos que o cercam, tem que fazê-lo igualmente com sua vida, porque ela é sua, é você e está sempre lá dando força para você, torcendo por você, mesmo quando você se sente fraco."
O fato é que Lucy esqueceu de sua vida por um tempo, afirmando repetidas vezes que estava tudo bem do jeito que estava, ao ponto de realmente acreditar nisso. Mas acontece que a vida não se esqueceu dela e foi cobrar um tratamento melhor, foi lhe abrir os olhos para o quanto infeliz e errado tudo estava.
E pouco a pouco Lucy foi entendendo como as coisas mudam e que elas podem mudar pra melhor, que é possível olhar em novas direções, descobrir coisas novas a fazer e até novos amores.
As coisas podem realmente ser boas quando se está disposto a ser justo com a própria vida.

Marcador do livro.


Eu gostei muito do livro, sei que tem pessoas que não gostaram da Lucy, que a acharam meio chata. Com eu disse tem a questão da teimosia que dadas às circunstâncias acho aceitável. O livro é um romance com a vida, tem coisa melhor?
Acho que todos nós às vezes abandonamos nossas vidas ou deixamos um pouco de lado. O livro nos mostra que na correria do dia a dia a vida acontece e que devemos estar ali prestando atenção nela, prestando atenção em nós, se há algo errado, que possamos corrigir e se está tudo certo, que possamos desfrutar com as pessoas que amamos e com nós mesmos!

E este livro merece:

Beijos e até a próxima!

Pri
 

7 comentários:

  1. Não conhecia essa livro, mas depois de ler sua resenha ele entrou na minha lista de desejados. O livro parece ser bem diferente e eu adorei o fato de a história ser sobre ela mudando e aproveitando mais a propria vida.

    Bjs,
    Samira
    http://spoiledonbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Pri.
    Enfim, em meio a tantas coisas consegui um tempinho para visitar seu blog.
    Amei tudo nele. E com certeza esse livro vai entrar na minha lista de leitura.

    Se possível visite meu blog (http://leiamehistorias.blogspot.com.br)

    Beijinhos

    Ally

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu queria te dizer que eu indiquei o seu blog para o selo “ The Versatile Blogger Award”
    http://devoltaaopaisdamaravilhas.blogspot.com.br/2013/12/o-primeiro-selo-versatile-blogger-award.html

    ResponderExcluir
  4. Indiquei o seu blog para o selo/tag The Versatile Blogger Award!

    www.cafecomlivros.blog.br/2014/01/selo-versatile-blogger-award.html

    ResponderExcluir
  5. Nossa, gostei bastante da sua resenha, fiquei super com vontade de ler esse livro!
    Bem, passei aqui pra conhecer seu blog e te indiquei pra uma tag, ok?
    Se responder, depois me deixa o link da postagem :)
    http://boombacereja.blogspot.com.br/2014/01/tag-selo-versatile-blogger-award.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Melhor do que ler algo estupidamente bom e fascinante aos olhos é conhecer quem escreve resenhas em um nível imensurável, quero te parabenizar pela voraz leitora que és e por fazer os amantes leitores terem o privilégio de degustar a tua rica cultura tanto em leitura como em vocabulário.
    Adoro tuas resenhas, melhor ainda é escutá-las ao vivo, grande privilégio meu.

    Super beijo da tua grande fã :*

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Que história marcante! Não conhecia e passei a deseja-lo. Parabéns pela resenha e indico para todos os leitores. Beijos
    Email: fernandaleitora@gmail.com

    ResponderExcluir