quinta-feira, 18 de setembro de 2014

[RESENHA] A última carta de Amor



Título Original: The Last Letter from Your Lover 

Autora: Jojo Moyes 

Editora: Intrínseca 

Páginas: 384 

Gênero: Romance  

ISBN: 9788580571738




QUANTO TEMPO VOCÊ ESPERARIA PELO AMOR DA SUA VIDA?

Informações: Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. Novamente em casa, com o marido, ela tenta sem sucesso recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por 'B', e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante. Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido - em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado - Ellie começa a procurar por 'B', e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas de seu próprio relacionamento.

Ellie é uma jornalista que tem uma vida amorosa complicada já que está envolvida há algum tempo com um homem casado e isso acaba prejudicando sua vida em outros aspectos, incluindo sua carreira.
Quando sua chefe começa a cobrar mais dela, uma matéria importante surge como oportunidade e a faz ir à procura de artigos mais antigos que se encontram no arquivo do jornal, onde ela encontra uma carta de amor escrita por um homem misterioso.
"Ele estava lá, vivendo a sua vida, quando ela parece ter colocado a dela continuamente em espera."
Ao voltarmos ao passado na época em que a carta foi escrita conhecemos Jennifer, um mulher bem casa e que acorda de um acidente que sofreu sem se lembrar de quase nada de sua vida e mesmo com as histórias que seu marido, família e amigos lhe contam sobre sua vida ela tem uma intuição de que algo está errado. Até que ela encontra em meio às coisas dela, algumas cartas que parecem ter sido escondidas por ela, de um suposto amante que assina apenas como B.

"Se tudo o que nos é permitido são horas, minutos, quero ser capaz de gravar cada um deles na memória com prefeita clareza para poder recordá-los em momentos como este, quando minha alma está sombria."
A partir daí as vidas dessas duas mulheres vão se cruzando e se transformando e elas nem fazem a ideia do impacto que uma vai causar na outra quando enfim o desfecho dessa história acontecer.
"Começara a calcular o abismo entre o que ela fora, uma criatura otimista, adorada, talvez até mimada, e a mulher que ela agora habitava. Sabia quase tudo o que era possível saber sobre si mesma, o que não melhorava sua constante sensação de deslocamento, de ter sido jogada na vida errada."
Marcador do livro.
Meu primeiro livro da Jojo Moyes foi Como eu era antes de você e ao ler A última carta de amor eu só consegui pensar, porque as pessoas dão mais importância ao primeiro.
Claro que eu gostei de Como eu era antes de você, é um livro que te marca para sempre, mas a Última carta de amor te marca igualmente, ou no meu caso, ainda mais.
Sei que muita gente achou confuso o modo como a autora o escreveu e custou a se encontrar no livro, mas eu me encontrei de cara e desde o começo me apaixonei pela história, o modo como ela começa, o modo como as vidas se cruzam e se completam e, principalmente, o modo como termina. Essa história ficou na minha cabeça por muito tempo, uma sensação tão boa, de como a vida pode ser boa e ruim, mas que o amor é sempre bom.
Meu critério são só cinco estrelas, mas eu daria milhares.

E este livro merece:

Beijos e até a próxima!

Pri

3 comentários:

  1. Pri, juro que tentei ler esse livro, mas detestei, achei confuso, enrolado e não entendi coisa com coisa, não estava no clima eu acho...confesso que não darei nenhuma chance a ele não, passo ao próximo,rsrs

    Daily of Books

    ResponderExcluir
  2. Esse livro da Jojo Moyes sua historia até se encontra é confusa mesmo,mais depois fik boa.recomendo

    ResponderExcluir
  3. que coisa mais fofa essa resenha, nunca li um livro dessa autora mas fiquei com vontade de pegar esse, até botei na lista do skoob.
    Aliás, a capa dele é muito gracinha, mesmo que seja da intrínseca

    ResponderExcluir