quinta-feira, 21 de maio de 2015

[RESENHA] Objetos Cortantes



Título Original: Sharp Objects 

Autora: Gillian Flynn 

Editora: Intrínseca 

Páginas: 254 

Gênero: Romance, Suspense 

ISBN: 9788580576580




Informações: Recém-saída de um hospital psiquiátrico, onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado, a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicação, pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida. Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado. Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua família, quase tão macabros quanto as cicatrizes sob suas roupas.

O livro é narrado por sua personagem principal, Camille Preaker, uma repórter de Chicago que é solicitada por seu chefe a voltar à sua cidade natal para cobrir o assassinato de uma menina e o desaparecimento de outra.

Camille não vai à sua cidade faz muitos anos, pois teve uma infância e adolescência traumáticas com a morte de sua irmã e um relacionamento muito conturbado com sua mãe, além de praticamente não se relacionar com seu padrasto e sua nova meia-irmã Amma, de treze anos. Mesmo assim ela vai até lá cobrir os casos e se hospeda com sua família, só que ao longo dos dias a menina desaparecida também aparece morta e da mesma forma que a primeira, estrangulada.
"Eu me corto, sabe? Também retalho, fatio, gravo, espeto... Sou um caso bem especial. Tenho uma razão. A minha pele, sabe, ela grita. É repleta de palavras"
A polícia não dá muitas pistas mas Camille vai tentando desvendar o caso e com isso acaba descobrindo segredos que desconhecia completamente no passado, além de conhecer um temperamento difícil de sua meia-irmã Amma.
Marcadores do livro, muito criativo esse da faca.
Camille tem a vida cheia de traumas e tem muitos problemas psicológicos que envolvem automutilação e bebidas, mas mesmo assim continua sua busca incessante para desvendar os crimes e descobrir o autor deles, enquanto busca respostas interiores sobre sua família e sobre si mesma.
"Este lugar faz coisas ruins comigo. Eu me sinto errada."
No dia em que vi esse livro na livraria não sabia se trazia ele ou Caixa de Pássaros (o dinheiro era curto) e acabei optando por ele por minha história com Flynn e sua Garota Exemplar. E que bom que fiz isso.
Que livro maravilhosamente perturbador, me deixou sem fôlego no final. Realmente é difícil resenhar um livro da Gillian porque eles são tão surpreendentes que você quer continuar deixando um mistério a ser descoberto. Eu simplesmente não consegui largar o livro, ele te prende muito, achei muito bom de ler e quando acabei, fiquei com ele na cabeça por muito tempo, até agora por sinal.
Incrível pensar que foi o primeiro livro da Gillian, pois não perde nada para Garota Exemplar, acontecem coisas tão bizarras e os personagens são tão obscuros, eu nunca imaginei que fosse gostar tanto de um livro assim mas o suspense me envolveu muito até o final, é mesmo um livro impressionante.

E este livro merece:

Beijos e até a próxima!
Pri
 

16 comentários:

  1. Olá!
    De fato esse livro parece ser muito bom, já que é a terceira resenha que vejo falando sobre ele. Não faz muito o meu estilo de leitura, mas acho que vale a pena de dar uma chance, estou bem ansiosa para ler. Ótima resenha!
    Beijos!!

    http://cantinhodayaah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro bem intrigante, daqueles que começa e ler e quando percebe já está quase acabando... kkk
    Gostei do marcador de faca! kkkk bem criativo! =D

    https://oconhecimentolivre.wordpress.com
    https://www.facebook.com/groups/blogueiroscooperativos

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu texto! Ele explica bem o livro sem dar nenhum spolier e sim um desejo de ler. Confesso que não é meu estilo de livro.
    Adorei o marcador.
    https://pausandoavida.wordpress.com/
    Grupo Blogueiros Cooperativos https://goo.gl/KDwdQW

    ResponderExcluir
  4. Mesmo você achando difícil, achei que a resenha ficou ótima.
    Realmente deu muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
  5. Desde que vi o livro pela primeira vez no Skoob me perguntava se era interessante como o título. Evitava pesquisar porque sempre tem spoiler demais. Gostei bastante!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Gillian Flynn despensa comentários, ótima autora. Quanto a Caixa de pássaros, minha leitura atual, posso adiantar que também merece ser lido...

    ResponderExcluir
  8. Li esse livro e esperava mais.
    Mas mesmo assim valeu a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Fiquei com vontade de ler lendo sua resenha, que livro intenso!
    Imagine sofrer como Camille, aff ninguém merece.
    Assim que possível leio esse lindo!
    Beijos
    http://scraplivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Tenho muita vontade de ler esse livro . Já vi muitos comentários bons relacionados á esse livro .
    Bela resenha !

    Segue o meu blog ?
    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. já ouvi falar do livro, e vontade eu tenho. Mas tem muitos na lista rsrsrs
    muito boa a resenha ^^
    Primeiros Acertos ❥❁

    ResponderExcluir
  12. Esse é um outro livro que eu ouvi falarem muito bem e que por isso tenho muita vontade de ler! Gosto de livro que me deixem sem fôlego no final e acho que esse é um dos mais motivos que eu quero lê-lo!

    Beijos

    Bia - Blog Escrevendo Mundos
    beatriz.nathaly@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Tava mesmo procurando uns livros para me tirar da minha zona de conforto, ando lendo muito romance ou fantasia. Sua resenha me deixou curiosa quanto a historia e quero conhecer a escrita da autora que ainda não tive nenhum contato. Haha. Adorei a segunda frase também, ""Este lugar faz coisas ruins comigo. Eu me sinto errada."".

    Naiare Crastt
    http://meuencantriz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Este não é um estilo que leio muito mas a sinopse é bem interessante quem sabe eu me anime em ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Vale a pena!!! Gillian Flynn tem o dom de ser uma escritora atual que consegue me convencer a ler seus livros através apenas da sinopse. Isso é um fato. O livro é bem escrito, todo em primeira pessoa e apresenta todos os acontecimentos e personagens sob a dimensão de Camille. A estrutura narrativa é bem montada, não sobra espaço para confusão e o desfecho é levemente deduzível, contudo até o último momento torcemos para que estejamos errados. Por outro lado a série Objetos cortantes estreou no domingo na HBO. Produção é inspirada em livro homônimo de Gillian Flynn. No primeiro episódio, Objetos cortantes vai aos poucos inserindo a história, que envolve tanto o mistério dos assassinatos quanto o mistério envolvendo o passado de Camille, uma mulher receosa da mãe, assombrada pelos fantasmas do passado que envolvem a morte de uma irmã, viciada em bebidas alcoólicas e também em automutilação. Mesmo assim, isso não torna a série lenta. Pelo contrário, ao entregar pouco, a produção faz com que o espectador queira seguir nessa história, que promete muitas reviravoltas. Visualmente, Objetos cortantes também é muito interessante. As cores extremamente fortes das cenas contrastam com a atmosfera de mistério que envolve a história. Outro ponto alto são os debates que a minissérie vai abordar como a relação entre mãe e a filha e, claro, a automutilação, algo que atormenta a vida da protagonista.

    ResponderExcluir