segunda-feira, 10 de agosto de 2015

[RESENHA] Só por hoje e para sempre - Diário do Recomeço


Título Original: Só por hoje e para sempre - Diário do Recomeço

Autor: Renato Russo  

Editora: Companhia das Letras   

Páginas: 168

Gênero: Biografia  

ISBN9788535926095




Informações: Entre abril e maio de 1993, Renato Russo passou vinte e nove dias internado numa clínica de reabilitação para dependentes químicos no Rio de Janeiro. Durante esse período, o músico seguiu com total dedicação os Doze Passos, programa criado pelos fundadores dos Alcoólicos Anônimos, que incluía um diário e outros exercícios de escrita. É este material inédito que vem à tona depois de mais de vinte anos em 'Só por hoje e Para Sempre', graças ao desejo de Renato de ter sua obra publicada postumamente. Entremeando as memórias do líder da Legião Urbana com passagens de autoanálise e um olhar esperançoso para o futuro, este relato oferece a seus fãs, além de valioso documento histórico, um contato íntimo com o artista e um exemplo decisivo de superação.

Renato Manfredini Júnior era o líder da Legião Urbana, banda que surgiu em 1982 e que faz sucesso até hoje. As letras das músicas de Renato são tão fortes e trazem tanta emoção que a banda tem uma legião de fãs, inclusive fãs que nem tiveram a oportunidade de conhecer a banda ou o Renato.

Renato Russo passou 29 dias internado em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos chamada Vila Serena, no período de abril e maio de 1993. Foi neste lugar que Renato escreveu sobre suas dores, seus medos e suas esperanças, sendo agora publicadas no formato deste livro.
“Mas acredito sinceramente que estou me esforçando, que sou honesto e que já consegui meu 1º passo!”
Este livro é o diário do recomeço de Renato, onde ele relata toda a dificuldade pela qual passou ao longo de seus vícios, o quão difícil é estar ali na clínica, disposto a mudar e o quanto ao longo dos dias tem sido recompensador.
“Preciso ter coragem para modificar o que posso e partir para a ação!” 
O livro reuniu as escritas do cantor, seu plano de tratamento, seus exercícios, respostas a muitas questões e seus planos para o futuro. Além disso ficamos sabendo mais sobre o cantor, sobre a Legião Urbana e sobre suas músicas.
"Não sei aonde estou indo, só sei que não estou perdido."  
Eu como fã da Legião e fã de Renato, senti uma emoção imensa quando vi a capa do livro e fiquei sabendo que seria lançado. Comprei imediatamente e me emocionei a cada página.
E acho que não só os fãs deveriam ler esta obra, mas sim todas as pessoas do mundo e não é exagero. Acho que todo mundo se identificaria com algum traço do cantor, que era gente como a gente, com medos e inseguranças e com esperanças de ser uma pessoa melhor.
"Tenho medo, sim, por saber que estou voltando a ser quem era — acho que sempre me anulei por não entender a maldade do mundo, o desinteresse, a repressão. Quero a simplicidade, sim, harmonia, beleza, poesia."
Com este livro fiquei refletindo em como podemos fazer mal a nós mesmos por causa de sentimentos ruins, mas também em como todos temos uma força dentro de nós que pode trazer o que há de melhor em nós mesmos.
O livro nos traz muitas reflexões e traz uma capa que é linda. A escrita de Renato foi preservada, inclusive com suas abreviações e algumas páginas incluem sua escrita real e suas ilustrações. A fonte usada no livro é azul para se assemelhar à cor de uma caneta e tudo isso nos torna ainda mais próximos de Renato.
Ao ler esse livro passei a admirar Renato ainda mais, como artista e como pessoa. Este é um livro cheio de lições, emoções e beleza.


E este livro merece:

Beijos e até a próxima!
Pri

4 comentários:

  1. Pri,gosto muito de livros como esse ,um pouco biográfico e que nos faz refletir e vermos que somos pessoas que acertamos e erramos ,mas podemos lutar e reagirmos a tudo isso,mesmo numa fase ruim podemos ser positivos e buscarmos isso,amei sua resenha e assim que puder ,lerei esse livro do Renato.Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Caramba, eu PRE-CI-SO desse livro. Amo Legião Urbana, as letras são puro amor! <3
    Renato sem sombra de dúvidas foi e é um grande poeta, pena que nós deixou tão cedo..

    ResponderExcluir
  3. Caramba, eu PRE-CI-SO desse livro. Amo Legião Urbana, as letras são puro amor! <3
    Renato sem sombra de dúvidas foi e é um grande poeta, pena que nós deixou tão cedo..

    ResponderExcluir
  4. Certos livros merecem um atençao especial pois retratam a vida real de pessoas que mudaram a historia de nosso pais...mostrando nao apenas os altos destas pessoas, mas tambem o momento em que elas atigem o fundo do poço e resolvem se recuperar... pena que nem sempre as pessoas usam os erros dos outros como exemplo a nao ser seguido e evitar arrebentar com a cara a na parede... tenho de dar um jeito de comprar esse livro ate o fim do ano...

    ResponderExcluir