quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

[RESENHA] A garota que você deixou para trás



Título Original: The girl you left behind 

Autora: Jojo Moyes 

Editora: Intrínseca 

Páginas: 384 

Gênero: Romance  

ISBN: 9788580574715




Informações: Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo - a família, a reputação e a vida - na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. 
Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.

O livro começa em 1916 e é narrado por uma moça chamada Sophie, ela começa contando as conseqüências que a guerra tem causado na sua vida e na vida de seus irmãos. Como seu marido e o marido de sua irmã foram para a guerra, elas agora moram no hotel que pertencia à família junto com dois filhos de sua irmã e o irmão mais novo delas.
E a vida não é fácil pra elas e nem para os amigos que freqüentam o bar do hotel, o cenário é de miséria e de imensa fome. Porém Sophie chama a atenção do Kommandant alemão que fica encantado com um quadro que o marido se Sophie pintou dela e acaba decidindo que ela e sua irmã irão cozinhar para os alemães todas as noites no hotel.
Só este fato já causa um falatório entre os amigos e vizinhos de Sophie que ficam supondo que ela e sua família terão regalias e se aliarão ao alemães, mas a revolta fica maior depois que Sophie se torna capaz de qualquer coisa para pode reencontrar seu marido.
"Essa era a história de nossas vidas: inssurreições menores, vitórias miúdas, uma breve chance de ridicularizar nossos opressores, barquinhos de esperança em um mar de incertezas, privação e medo."
O livro dá um salto para o ano de 2006 e conta a história de Liv, uma mulher que sofre com a perda do marido e não consegue seguir em frente com sua vida, ela vive das lembranças do passado, incluindo um quadro com a pintura de uma mulher que seu marido lhe presenteou. 
Mas certa noite ela reencontra uma colega de faculdade que acaba indo morar com ela, causando um pouco de ânimo e medo em sua vida acomodada.
Marcador do Livro.
Em um outro momento ela conhece Paul, um homem muito gentil que trabalha recuperando obras de artes e acaba tocando a vida dela de maneira diferente. Depois que eles se apaixonam, Paul descobre que Liv possui um quadro que ele está tentando recuperar e aí a vida de ambos vira uma bagunça completa cheia de mágoas. 
Mas é também nesse momento que as vidas de Liv e Sophie se cruzam, fazendo com que Liv veja tudo de outra maneira, mostrando a ela o que realmente importa.
"Para ela, a multidão só pode ser uma afronta ao seu estado solitário. Eu já fui uma de vocês, pensa, e não consegue imaginar como seria voltar a ser assim."
Eu gostei muito do livro, confesso que não é o meu favorito da autora e que custei um pouco a engrenar a leitura, mas a forma como a Jojo faz duas vidas se tocarem e se transformarem é muito linda e humana e nessa história não poderia ser diferente, quando finalmente comecei a gostar da leitura, eu não consegui mais largar.


E este livro merece:

Beijos e até a próxima!
Pri

14 comentários:

  1. Muito linda essa história *__*
    Ansiosa pelas tuas próximas resenhas. Bjinhus

    ResponderExcluir
  2. Li Como eu era antes de você e foi dos melhores livros que li na vida, já A última carta de amor eu tentei mas detestei, tanto que nem terminei...tenho esse da sua resenha porém fico com pé atras, qq dia darei uma chance a ele...bjus

    Daily of Books

    ResponderExcluir
  3. Li Como eu era antes de você e foi dos melhores livros que li na vida, já A última carta de amor eu tentei mas detestei, tanto que nem terminei...tenho esse da sua resenha porém fico com pé atras, qq dia darei uma chance a ele...bjus

    Daily of Books

    ResponderExcluir
  4. Ownn você tem o marcador? Que lindo *-*

    Beijos, Jessica
    http://www.ohamoramia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, depois de ler Como eu era antes de você, desisti de ler algo da autora. Não gostei para onde ela levou as coisas. Esse dela eu não leria.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nada da autora. Mas todas as resenhas que li até o momento super elogiam a escrita da Jojo Moyes . Esse é mais um livro que vai entrar na lista de futuras leituras.

    ResponderExcluir
  7. Menina, tu tem resenha de mtos livros q eu quero, e isso me da cada vez mais vontade de le-los 😍😍

    ResponderExcluir
  8. Eu amo os livros da Jojo, é impossível não se emocionar e adentrar na história. Esse lviro me prendeu bastante, mas assim como vc esse não é o meu favorito dea. Porém, é lindo, tocanete e super indico. Ela é uma autora fantástica. Recomendo.
    bjs e parabéns por sua resenha, ficou maravilhosa.

    ResponderExcluir
  9. Looouca pra ler este livro, pena que ainda não sobrou grana para comprá-lo. Só li resenhas e comentários positivos, ansiosa pra conhecer a história.

    Parabéns pelo blog, sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Gostei da resenha e agora quero ainda mais ler este livro

    ResponderExcluir
  11. Todo mundo me indica esse livro! Com essa resenha eu, sem dúvida, lerei :)
    Parabéns!

    ResponderExcluir