quarta-feira, 4 de junho de 2014

[RESENHA] Garota Exemplar



Título Original: Gone Girl 

Autora: Gillian Flynn 

Editora: Intrínseca 

Páginas: 448 

Gênero: Suspense 

ISBN: 9788580572902




Informações: Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública - e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy -, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é; se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

Nick é um cara sossegado, que teve uma infância complicada com diversos atritos com o pai e muito amor pela mãe e na vida adulta tem essa necessidade desesperada de parecer o cara perfeito e agradar todo mundo, nem que para isso precise viver de aparências e o torne completamente acomodado.
"As pessoas querem acreditar que conhecem as outras."
Amy é a Garota Exemplar, modelo da série de livros de sucesso que o pais escrevem. Vive em um lar aparentemente perfeito em que todos precisam ser perfeitos, a vida tem que ser maravilhosa e não devem haver problemas, o que acaba a tornando completamente problemática.
"Eu geralmente não falo as coisas em voz alta, mesmo quando eu deveria."
Os dois formam um casal que teria tudo para ser perfeito se não fosse o casamento em si, onde mais cedo ou mais tarde eles acabam se revelando como realmente são. O fato deles terem se casado trouxe à tona personalidades diferentes de ambos e eles estão beirando ao fracasso. E em meio a tudo isso Amy simplesmente desaparece e tudo aponta para que um crime tenha ocorrido.
"Eles dizem que crianças de lares desfeitos são mais fortes, mas as crianças de casamentos charmosos também tem seus desafios peculiares."

O livro é narrado pelo ponto de vista de Nick e pelos relatos do diário de Amy, o que acaba mostrando que eles realmente não se conheciam tão bem assim e conforme o tempo vai passando, pistas vão aparecendo e o comportamento de Nick vai ficando duvidoso, ele vai se transformando de marido da vítima para principal suspeito. 
O que um casal é capaz de fazer quando seu casamento não corresponde às suas expectativas?
Marcador do livro.
"O amor faz você querer ser um homem melhor – certo, certo. Mas talvez o amor, amor de verdade, também lhe dê permissão para ser apenas o homem que é." 
Bom, devo dizer que meu gênero literário passa (ou passava) longe de livros assim, prefiro um bom drama ou um bom romance, mas algo na sinopse desse livro me chamou a atenção, afinal não só de alegria vive uma relação e resolvi comprá-lo. Ainda assim demorei para lê-lo, mas quando finalmente comecei não conseguia mais parar.
O livro é maravilhoso, te prende desde o início e em momento algum eu achei cansativo, fiquei com ele na cabeça muito tempo depois de ter terminado de ler. É difícil falar dele porque sem querer você pode acabar revelando alguma coisa, então só posso recomendá-lo a todos porque é o tipo de livro que te faz ficar tentando descobrir o que vai acontecer e te surpreende muito.

E este livro merece:

Beijos e até a próxima!

Pri
 

13 comentários:

  1. Quero ler esse livro antes de assistir o filme, só ouço elogios dessa história.

    ResponderExcluir
  2. Quero ler esse livro antes de assistir o filme, só ouço elogios dessa história.

    ResponderExcluir
  3. Pri, adorei ler esse livro. O livro é ótimo e o filme tão bom quanto.
    Desde que li esse livro procuro alguma coisa da Gillian para ler. Essa mulher tem uma mente extremamente maquiavélica. rs. ela é genial!

    bjs.

    www.booksandmuchmore.com

    ResponderExcluir
  4. Preciso do livro antes do filme também, parece muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro está na minha lista de leitura e depois que vi o filme, fiquei com mais vontade ainda.

    ResponderExcluir
  6. Assisti o filme antes de ler o livro e me surpreendeu completamente. Fiquei aflita do começo ao fim Hahahahaha. Ambos são ótimos, tanto o filme quanto o livro.

    ResponderExcluir
  7. Eu comprei esse livro pra poder assistir o filme depois, comprei já com a capa com referência ao filme, e amei!!! é muuuuito bom!!!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá, sou Thalya do blog The Time Constant.
    Bem, eu ainda não li o livro, mas já assisti o filme e o considero Formidável; incrível.
    Talvez tenha sido um erro, porém sabemos que as adaptações dificilmente são fiéis a obra, então a leitura ainda trará surpresas. E além disso pode-se aprofudar melhor nos personagens e na estória.
    Abraços.
    #NaMinhaListadeLeitura
    thalyalee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, Ainda não li o livro porém tive o prazer de assistir o filme espero que o livro seja tão bom quanto o filme, o filme nos deixa com um gostinho de quero mais.

    ResponderExcluir
  12. Eu adorei esse livro. Pode parecer meio estranho mas em certos pontos eu me identifiquei com a Amy (não na parte de ser meio sociopata). E acho que de certo modo entendo a Amy. Mas também entendo o Nick. Só que achei a Amy mais interessante. Sem contar que fiquei com mais raiva do Nick do que da Amy em certos momentos.

    ResponderExcluir
  13. Olá Priscila!
    Vi o filme e gostei muito, mas quero ler o livro e espero gostar tbm!

    ResponderExcluir