segunda-feira, 18 de maio de 2015

[RESENHA] Jardim Secreto e Floresta Encantada












Autora: Johanna Basford 
Editora: Sextante
Páginas: 96 / 84
ISBN: 9788543101637 / 9788543101958
Informações: Jardim Secreto - Faça um passeio por estes lindos jardins e se aventure em uma caça ao tesouro tão fascinante que todos os seus problemas ficarão para trás. As ilustrações ricas em detalhes estão só esperando por você para ganhar vida. Divirta-se procurando as diversas criaturas escondidas nestas páginas. “Jardim Secreto” é um livro para todas as idades, que nos permite esquecer as adversidades do dia a dia através dos desenhos e que busca trazer à tona o artista que existe em cada um de nós. 
Floresta Encantada - Neste livro, Johanna Basford convida o leitor a embarcar numa viagem ao coração de uma floresta encantada. Enquanto colore os desenhos de flores, casas na árvore, animais e objetos mágicos, seu desafio é encontrar os nove símbolos especiais ocultos ao longo destas páginas. Eles destravam o portão do castelo, revelando seus mistérios. O que será que ele guarda?Traga à tona o artista que existe em você e divirta-se em uma jornada através desse universo deslumbrante.

Pois bem, me rendi a arte de pintar e não fazia isso desde criança. É curioso como dizemos que as crianças é que são felizes e ao mesmo tempo deixamos de fazer tantas coisas que as crianças fazem e esses livros de colorir são um caso com esse.
Eu estou completamente maravilhada com esse mundo, sou muito ansiosa e de fato pintar os livros, escolher as cores, ver os desenhos ganhando vida me relaxa muito.

E além de ficar apaixonada pelos livros eu fiquei apaixonada pelos lápis de cor, por isso vou dar algumas dicas dos que estou usando e o que achei de cada um deles.
Sei que tem muita gente que usa canetinha e eu até tentei mas não recomendo, teve vezes que passou para a outra página, sem contar que achei trabalhoso pintar com elas e a pintura não fica uniforme. Outra técnica que descartei foi usar o giz pastel oleoso para fazer os fundos, pois ele não se espalha na folha facilmente e várias cores sequer aparecem, tenho optado por não fazer fundo pois os desenhos ficam mais limpinhos.
Para dar um efeito mais especial tenho usado os lápis metalizados, os neon e o misturinha da Faber Castell. Eu achei que os metalizados podiam ser mais brilhosos e que os neon poderiam ser mais chamativos mas o misturinha dá um efeito muito legal já que ele possui mais de uma cor na ponta do lápis.

Quanto aos lápis normais eu uso de três marcas e tenho impressões diferentes de cada uma delas.
Os primeiros que comprei depois de tanto tempo sem pintar foram os mais famosos, os de 36 cores da Faber Castell, achei eles com a ponta muito grossa, alguns com as cores um pouco falhadas e precisei forçar o lápis para a cor ficar mais forte.
Como vi em um grupo algumas pessoas falando dos lápis da maped, resolvi comprar um estojo com 48 cores e não me decepcionou, tem cores lindas e embora sejam um pouco mais duros que os da Faber Castell, a pintura fica muito mais uniforme e você não precisa forçar tanto para pintar.
Ainda assim no mesmo grupo vi comentários sobre os lápis aquareláveis da Staedtler e decidi comprar um estojo de 36 cores e de fato são os melhores, a pintura fica tão uniforme que nem parece lápis de cor e você não precisa forçar nada, não experimentei aquarelar com eles mas pretendo fazer.
Mas as três marcas têm cores lindas então uso de todas para ter bastante variedade.
Já vi muita gente criticando essa novidade dos livros de colorir para adultos, mas creio que cada um sabe o que faz bem para si e para mim tem feito muito bem. Eu não tenho muito tempo para pintar mas sempre dou um jeito de pintar um pouco para relaxar, acho muito terapêutico, além de ser uma arte.

E agora tem uma infinidade de livros desse gênero surgindo, mas por enquanto os que tenho são esse dois da Johanna Basford, eles tem até uma parte para você completar com desenhos seus, contam com uma caça ao tesouro e são os que acho que tem as ilustrações mais lindas.

E estes livros merecem:
 
Beijos e até a próxima!
Pri


 

14 comentários:

  1. Gostei!!! Vou indicar para minha prima! Ela tbm tem! =D

    https://oconhecimentolivre.wordpress.com
    https://www.facebook.com/groups/blogueiroscooperativos/

    ResponderExcluir
  2. Nossa não sabia que existiam tantos tipos diferentes de lápis de cor! Adorei o post, bem útil!

    https://pausandoavida.wordpress.com/
    Grupo Blogueiros Cooperativos https://goo.gl/KDwdQW

    ResponderExcluir
  3. Realmente esses livros para pintar estão bombando rs. Minha irmã já comprou os lápis e vai pedir o livro ... eu tenho alguns cadernos de desenhos que eu fazia a tempos atrás, eu curtia, hoje em dia já sou mais tocar uma guitarra hehehe, mas legal a resenha. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Ouço falar bastante! Só não sei se ando com paciência. Fase agitada é fogo!

    ResponderExcluir
  5. Olá !
    Adorei a sua resenha , você escreve muito bem !
    Quero muito comprar "Jardim Secreto " , acho que esses livros servem para nos acalmar :)
    Peguei algumas de suas dicas com os lápis ...

    Já sigo o seu blog . Poderia seguir o meu ?
    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei to doida pra comprar esse livro, mas e a verba? asuhaushas

    ResponderExcluir
  7. queroooo muitooo o Jardim Secreto, quero muito esse livro :3
    Primeiros Acertos ❥❁

    ResponderExcluir
  8. Estou louca para ter um desses livros, dei um de presente e nem tenho ainda...Snif...ahahaa Mais vou ganhar também \o/\o/\o/
    Adorei seus lápis de cor bom que falou do Staedtler, vou pegar do filho emprestado quando chegarem meus livros!!!
    Beijos
    http://scraplivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Um certo autor de não-ficção comentou que esse livro prejudica de certa forma o intectual das pessoas, e eu discordo disso, cada um sabe o que faz bem para si

    ResponderExcluir
  10. Estou adorando estes livros, eu tenho o Jardim secreto e estou adorando pintar.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Os livros para colorir está em alta mesmo e conquistou praticamente todos, mas ainda não tinha o privilégio ter um, porque acabo adiando a compra de um. A vontade é grande de colorir.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. eita que os livros de pintar, estão dando o que falar, no sentido bom e mal. estou muito curiosa, esperando o meu chegar. vamos ver como isso funciona, só que não tenho muito paciência, é capaz de desistir no primeiro desenho, hehehe

    ResponderExcluir