domingo, 10 de maio de 2015

[RESENHA] Cidades de Papel



Título Original: Paper Towns 

Autor: John Green 

Editora: Intrínseca 

Páginas: 368 

Gênero: Romance  

ISBN: 9788580573749




Informações: Quentin Jacobsen tem uma paixão platônica pela magnífica vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman. Até que em um cinco de maio que poderia ter sido outro dia qualquer, ela invade sua vida pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. 
Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola e então descobre que o paradeiro da sempre enigmática Margo é agora um mistério. No entanto, ele logo encontra pistas e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele achava que conhecia.

Quentin é o típico garoto dos livros de nosso querido João Verde, digamos que ele seja um nerd mais discreto, mas é bem inteligente, gosta de vídeo game, é todo certinho e não se mete em confusão.
Margo é sua vizinha e na infância eles foram muito amigos, mas conforme foram crescendo se afastaram completamente, não que isso impeça ele de ser completamente apaixonado por ela.
Quentin e seus dois amigos inseparáveis, Ben e Radar, estão no último ano da escola, onde Margo também estuda, com seus amigos populares e seu namorado descolado.
Marcadores do livro, de Portugal e do Brasil.
Certa noite Margo aparece na janela de Quentin e ele mal consegue acreditar. Ela chega pedindo que ele a ajude na conclusão de um plano de vingança e embora Quentin não costume se meter em confusão, por Margo ele aceita e embarca nessa aventura cheia de planos bem estruturados.
"O para sempre é composto de agoras."
Quando ele volta para casa percebe que nunca esteve mais feliz e não vê a hora de encontrar Margo na escola pela manhã. Mas acontece que Margo não aparece na escola e quando ele volta para casa descobre que ela desapareceu. A partir daí Quentin embarca na maior aventura de sua vida, a busca pela Margo e principalmente, a busca por ele mesmo.
"Quanto mais eu trabalho, mais percebo que os seres humanos carecem de espelhos. É muito difícil para qualquer um mostrar a nós como somos de fato, e é muito difícil para nós mostrarmos aos outros o que sentimos."
Sim, digo e repito, sou um clichê e meu livro favorito do John Green é A culpa é das estrelas, mas Cidades de Papel vem logo atrás. Foi um livro tão bom de ler e embora a obsessão do Quentin me irritasse algumas vezes, eu gostei de todos os personagens.
O livro mostra o quanto as pessoas podem ser falsas na busca de viverem em um mundo perfeito que simplesmente não existe e que o importante é tentarmos ser nós mesmos na busca do que realmente nos faz feliz.
O filme baseado no livro sai ainda esse ano e espero que seja fiel à história e aos personagens.

E este livro merece:

Beijos e até a próxima!
Pri
 

14 comentários:

  1. Dos livros do John Green eu já li esse, O Theorema Katherine e Deixe a Neve Cair, dentre eles o que mais gostei até agora foi Cidades de Papel também e, aguardo ansiosamente pelo filme e cruzando os dedos para ser bem fiel ao livro ou então que supere o livro pois teve vezes que o Quentin me dava nos nervos também pela busca incessante da Margo. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Meu segundo livro favorito do John Green, só perdeu pra Quem é você, Alasca?
    Vi muitas pessoas reclamarem da obsessão do Quentin, mas eu não tive nenhum problema relacionado a isso :) To meio com o pé atrás em relação ao filme pois a escolha da Cara para ser a Margo não me agradou, acho que ela tem nada a ver com a Margo que eu imaginei, e também não gostei do pouco que vi dela no trailer.. Mas espero que ela me surpreenda assim como a Shailene me surpreendeu em ACEDE.

    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Além de o Theorema Katherine de John Green que li,esse é o segundo melhor.amei sua resenha,conseguiu expôs a historia muito bem.

    ResponderExcluir
  4. Li apenas A Culpa é das Estrelas e gostei bastante, este parece que um bom livro também e está na minha lista de futuras leituras.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Já li o Theorema Katherine dele e aquele livro "Deixe a Neve Cair" que é junção de três contos de Natal, sendo que um deles é do Green. ACEDE é de longe o livro que quero ler dele, fiquei tão enjoada com o burburinho que o livro/filme tornou-se na internet e nas televisões e em qualquer meio de comunicação que sinceramente eu não quero nem ler nem assistir tão cedo.

    Enfim,
    Meu blog o Baú de Histórias está com a resenha do livro Carrie,a Estranha sem contar que tem um novo layout por lá também (que infelizmente não fui eu que fiz, por enquanto rsrs) enfim se tiver um tempinho para ler lá e me contar o que achou ficarei muito agradecida!
    http://baudhistorias.blogspot.com.br/

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler esse livro!!! Na bienal desse ano pretendo compra-lo, todo mundo diz q ele é ótimo haha
    Adorei a resenha, bjss

    ResponderExcluir
  7. Suas resenhas são perfeitas, esse livro está na minha meta de leitura 2015

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou muito fã dos trabalhos do John Green, mas depois de ler essa resenha, fiquei com vontade de ler o livro! uashuash

    ResponderExcluir
  9. Quero ler o livro e assistir o filme... Muito bom! *-*

    ResponderExcluir
  10. Estou lendo esse livro agora e simplesmente estou amando, gosto de liros que me prendam a leitura e não se tornem de alguma forma, uma leitura cansativa, o que as vezes acontece pelo fato do autor ficar "enrolando" nos acontecimentos Pelo que já pude ver em Cidades de Papel, John Green está fazendo um excelente trabalho em manter meu interesse nos mistérios do livro (mesmo com tantos spoilers por aí). Enfim, sua resenha me deu um ânimo a mais para terminar esse livro o mais rápido possível. ^-^

    ResponderExcluir
  11. Livro muito bom, resenha muito boa também, explica tudo corretamente e me ajudou a gostar mais do livro. :D

    ResponderExcluir
  12. Bom Sou nova aqui no Blog, Amei sua resenha e eu achei a mesma coisa , a História e muito boa e e uma Leitura fácil, meu livro Preferido do John Green e A Culpa é das Estrelas e também foi o primeiro livro que eu li dele, o segundo preferido e Quem e Você Alasca? Mais Cidades de Papel vem logo depois, Os livros de John Green mechem comigo de uma forma que poucos Outros conseguem, de uma certa forma acabei por desgostar da Margo pelo que ela fez com o Q, mais eu tenho que admitir que me Identifiquei muito Com a Margo, assim como me Identifico com a Hazel e a Alasca, Cidades de Papel com certeza me encinou muita Coisa.

    ResponderExcluir